domingo, 3 de maio de 2009

Meu currículo

Até 2009, já totalizava 33 tipos de trabalhos diferentes que realizei desde 1980.
_______________________________________________________________________________

Na transportadora trabalhei um dia,
Comi comida fria, minha mãe disse lá eu não voltaria.
Minha mãe ajudou e com 15 anos nas Pernambucanas eu começava.
Office boy, auxiliar de escritório e documentos arquivava.
Aos 20 fui trabalhar em turnos, transferido fui para o CPD.
Manhã, tarde, noite e madrugada, um digitador fui ser.
Trabalhava períodos de 6 horas, esse era meu horário.
Em outras empresas, era operador de micro e completava o salário.
Ainda nas Pernambucanas fiz curso de programador.
Isso era 89, fui promovido e melhorou meu valor.
Eu, a Cris e minha mãe trabalhávamos em festas de todo tipo.
Em finais de semana, em Buffet, eu era copeiro, apenas um bico.

Em 92, um ano diferente, minha vida mudaria.
Na América, bem longe, vários trabalhos aprenderia.
Cheguei no verão, calor intenso e já estava queimando.
Fazia bicos cortando grama, mal começava e estava suando.
Em Fishkill, New York, trabalhei em padaria de português.
Meus colegas eram mexicanos, lá fiquei mais de um mês.
Logo depois fui colocador de carpete;
Conheci Delaware e Pensylvania e o Frank era meu chefe.
Próximo trabalho era em construção, esse era pesado.
Trabalhava com formas e concreto, fim do dia estava acabado.
Fim do ano, inverno rigoroso, como eu faria?
Meu cunhado me conseguiu um trabalho na lavanderia.
Dezembro de 92 a Janeiro de 94, período que trabalhei na lavanderia.
Era longe, em Fishkill, mas fazer bicos eu conseguia.
Southbury, Connecticut, Blade’s era o nome do restaurante.
De semana era das 17 as 22, domingo das 9 em diante.

Em 94 seria diferente, em muitas coisas me preocupava.
A seleção foi campeã, mas isso nem me importava.
Numa companhia de telefone, fui limpar e consertar.
Lá ficamos 3 meses, salário baixo, difícil de agüentar.
Dunkin Donuts, das 16 as 6, era meu novo horário.
De madrugada a Cris me ligou, o Senna morreu, era 1º de maio.
O Court foi meu chefe na pintura, isso foi depois.
Lá não fiquei muito tempo, em meses foram dois.
Faltei ao trabalho, Rodolpho com febre de 40, fui dispensado.
Filho doente e esposa grávida, fiquei preocupado.
Na Pizza Hut fui pizzaiolo e pratos lavava.
O ano não acabou e muita coisa ainda faltava.

Voltei para a construção, a situação não estava boa.
Jonas era o chefe, bebia muito, mas não podia ficar a toa.
Depois, por um mês limpei supermercados de madrugada.
A situação estava mais difícil e a Cris ainda estava grávida.
Em dezembro arrumei outro trabalho, tudo começou a melhorar.
No início do mês, 3 escritórios comecei a limpar.
Naquele mês, com a família Leite estávamos morando.
Nasceu Matheus e finalmente o ano estava acabando.
Mas antes consegui uma segunda atividade.
Era em um asilo, pessoas de avançada idade.
Início de 95 consegui uma terceira atividade.
Na Domino’s, entregava pizza pela cidade.

Época em que eu tinha 3 trabalhos, uma vida agitada,
Trabalhava das 7 da manhã às 2 da madrugada.
Com o tempo deixei a limpeza de escritórios e a pizzaria.
Inverno rigoroso, ficava mais com a família.
Depois fui trabalhar no Caldor com brasileiros e chilenos.
Descarregava caminhão e repositor, nessa loja de departamentos.
Rapei neve, cuidei de crianças e casas limpei.
Registro estes agora, pois não me lembrei.

92 a 96, quatro anos foi o período que estive fora.
Quatro anos, parece que foi um, e agora estava indo embora.
Era Maio, um sábado, eu estava voltando.
Na terça-feira de madrugada eu estava acordando.
Ia para o CEASA comprar peixes, mas experiência eu não tinha.
Agora era feirante, entre outros vendia cação, traíra e sardinha.
O comércio era da cunhada Ivone, eu estava lá só pra ajudar.
Negócio difícil de lidar, saí de lá antes de o ano acabar.
Fui ser vigia numa gráfica na Barra Funda e usava arma de fogo.
Depois fui ser manobrista em Moema numa casa de jogo.
Fui trabalhar no escritório como contratado na polícia, meu irmão me ajudou.
Fiquei lá 3 meses até que o contrato acabou.
Era 98, a Cris grávida, eu desempregado, o que eu faria?
Em maio o Arthur nasceu e muita coisa mudaria.
Naquela mesma semana uma consultoria me chamou.
Estava voltando à minha antiga área, fui ser programador.

Nessa época, eu sei, o sufoco havia passado.
Não posso esquecer a ajuda que o Dija havia me dado.
Fui ser analista de sistemas antes do final do ano.
Foi em outra consultoria para atender o Bradesco, outro banco.
Chegou o ano 2000, fatos deste ano quero apagar da memória.
Escrevi sobre muitos anos, mas este gostaria de eliminar de minha história.
Do ano 2001 até agora continuo como analista.
Atendi Banco Real, IBM e quem sabe se não aumenta esta lista.
Parece que não mas meu aprendizado é minúsculo.
Continuo aprendendo e, se alguém quiser, da minha vida esse é meu currículo.
                                                            Maio 2009


Nenhum comentário:

Postar um comentário