segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Top five


Este é um texto bem humorado de algo desagradável ocorrido em minha conta corrente. Simplificando, uma concessionária de energia solicita o cadastramento de um débito automático em minha conta sem o meu conhecimento. O banco comete um outro erro e aceita. Ocorre o débito e dois dias depois meu inquilino, sem saber de nada, efetua o pagamento. Alguns dias depois, a concessionária envia-me uma carta informando sobre o não pagamento da conta e a possibilidade de inclusão de meu nome no SERASA. Foi uma sucessão de erros que aproveitei para transformar no texto abaixo.
_______________________________________________________________

Temos muitos tops na vida,
Registrar todos levaria a vida toda.

Tenho conta num banco gringo,
Já foi brazuca, mas mudou de figura.
Agora é vermelho igual capa de toureiro,
Poeira sobe igual nevoeiro,
E as tarifas ardem os olhos o ano inteiro.

A dona da energia é top one,
É a poderosa da maior cidade.
Disse ao meu ‘parceiro’ espanhol:
‘Cobra o seu correntado’.
Na véspera do feriado popular,
O valor caiu igual tijolo,
E espatifou-se em minha conta igual miojo.
Minha conta é tecnologia moderna,
Foi débito automático,
Sem eu ter solicitado.
Serviço ‘top dos top’.

O banco toureiro é top dois,
E fez ‘sim senhor’, ora pois.
Eu dormia igual um asno,
E à surdina tudo acontecia.
Depois do feriado dos presentes,
Adelson, meu fiel escudeiro,
No bom proceder de um cidadão,
Pagou o que a dona dos fios,
Já tinha nos bolsos,
Com a ajuda da espanholada.
Dios mío, isto é top três!

Longos quinze dias se passaram,
E a dona elétrica entrou em choque.
Com dois valores nos bolsos,
Preocupada me escreveu uma carta.
Lá dizia que se eu não quitasse,
Aquela famigerada conta de consumo,
Que já volumava em seus bolsos,
Meu nome seria enlameado e embarreado,
Num tal de serviço de proteção ao crédito.
Ó, fui sentenciado e incriminado,
Pelos gringos terem empacotado,
Uma conta duas vezes.
Isso é serviço top... top quatro.

Me senti no canto da sala,
Com cone na cabeça,
Sentado na cadeira elétrica,
Com tachinhas no assento.

Mas eis que não me faltava esperança,
Não me refreei e busquei ajuda,
E pintei no atelier do Van Gogh.
O ambiente era impressionista,
Mas depois de longas 48 horas,
A sua ajuda foi abstrata.
Esta pintura é digna de top five.
A solução veio daquela bancária,
Que fez algo que me impressionou:
Ela trabalhou!
Depois de tudo olhei ao redor:
Jogaram farinha no ventilador!

Os ‘top top’ iriam longe,
Então paro por aqui e dou um stop.
Mas durante o ano,
A contagem dos ‘top top’ vai continuar.
                                       Janeiro 2013


Nenhum comentário:

Postar um comentário