quarta-feira, 20 de março de 2013

Nada a declarar

Não tenho renda,
Nem financeira,
Nem de mulher rendeira,
Nem de costureira.
Mas sou cidadão de bem, sim senhor,
E declaro pra quem for,
O que deveria ser só da minha conta.
Aliás,ô conta toda vermelhona!
Igual a mim, cheia de vergonha.

O leão fica descabelado,
Com a boca cheia de dentes, assim ó!
Querendo comer,
Até a fivela do cinto da gente;
Cinto tão apertado,
Que tá marcando a minha costela,
Onde antes havia barriga,
E tá apertando a bexiga,
E me deixando doente.

E escreve aí que eu declaro,
Que tenho tantos dependentes,
Que acho que tô ficando demente,
E tenho certeza que não é parente.
É gente de a pé,
Gente de carrão blindado e importado,
Até gente de Brasília.
É gente de iate,
Enquanto eu fico boaindo,
Igual garrafa pet,
No Tietê em dia quente.
Escreve aí,
Que é tudo meu dependente.
E esse povo,
Nem sabe se sou gente,
Ou sou indigente.

Não quero cair na malha fina,
Mas pra pegar tubarão aí de cima,
Eu sei como e eu dou uma dica:
Tem que ser rede da grossa,
Meter arpão no focinho,
E algemar as barbatanas.
Êita povo vivo!
Mas fede tudo a peixe morto!
É mais fácil limpar sardinha,
Do que essa gente de gravatinha. 

Mas eis que declaro meus bens.
Correção: declaro meu bem,
Ano/modelo sei lá de quando.
Tenho uma despensa,
Que dispensa comentários.
Ela parece pneu vazio,
Não me leva a lugar nenhum.
Eu abro aquela porta,
E olho lá pra dentro,
E ela olha pra mim.
Ela nada faz por mim,
E deixo ela pra lá.

Se o tal leão com cabelo de laquê,
Fosse meu hóspede uma semana,
Ele voltaria para a savana,
Com manequim de louva-a-deus,
De juba despenteada,
Orando a Deus pelo povo judiado,
Pedindo perdão pelos seus pecados.

E assim sem mais, sem menos,
Assino e carimbo,
Rubrico e finalizo,
Minha declaração de I.R.A.:
Imposto de Renda de Assalariado Angustiado.
Se alguns primeiros,
Segundos ou terceiros,
Se injuriarem pelo acima escrevinhado,
Abram os trombones de seus ouvidos,
E ponham-se a ouvir e escutar:
NADA A DECLARAR!
                                                              Março 2013




Nenhum comentário:

Postar um comentário