domingo, 1 de abril de 2012

Crônica da bola

Eles fazem o gol,
Olham para o alto,
E agradecem a alguém ou algo,
Choram ou sorriem...  eu não sei.
Mas no campo eu vejo,
Um campo de guerra.
Desentendimentos o jogo inteiro,
Não há respeito.
Não entendo bem,
Mas ouço um tal de fair play.

Eu sou chutada, eu sei.
Também sou agredida todo dia.
E poucas vezes eu replico.
Eu rolo, pulo e pingo.
Vou à linha de fundo e lateral.
Passo da cal e coisa e tal.

Ah, mas quando eu chego lá,
E atravesso as balizas...
Pena que não sei gritar.
Como é bom ser afagada,
Aconchegada e adornada,
Pela rede que me acomoda.

Mas dalí eu vejo os outros,
Recebendo seus louros,
E eu esquecida por eles,
Emaranhada nas redes.
Me sinto um nada,
Apenas um pedaço de borracha.
Fico com cara de capotão.
Três listras me irrita!
Nessa hora ninguém me dá bola,
E eu os vejo com a bola cheia!
Melhor seria ser bola de meia,
Na periferia num campinho de areia.
Talvez campinho de barro, ou no asfalto,
Com a molecada jogando descalço.
No final me põem debaixo do braço,
Vou pra casa e não sofro descaso.

Mas em plena constelação,
O futebol sai de campo.
A mídia calça a chuteira,
E o ego uniformizado,
Se preparam para o retrato
Falta apenas o escudo ser beijado.

Então as estrelas vêm me buscar,
Eles correm e vêm atrás,
Isso porque querem mais!
Querem mais é brilhar mais!

Sinto-me um objeto, nada além,
Para satisfação de outrem.
Não uso meus gomos,
Pra beijar escudos.
                                               Abril 2012



















7 comentários:

  1. Adorei o desenho, Clei.

    Mas qual é a desse cachorro que fica passeando pela tela, hahaha...

    Abraços,
    Antonio Luiz.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto! E o desenho foi vc que fez?
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivian.
      Sim, eu que fiz o desenho.
      Aos poucos vou postar outros.

      Excluir
  3. Suas caricaturas são maravilhosas!
    Não tenho talento pra isso. Às vezes quero fazer uma para ilustrar um quadrinho, mas... pffff
    Parabéns pelo seu trabalho e sucesso!!!
    Abraço

    ResponderExcluir