sexta-feira, 5 de abril de 2013

Outono pontual

Este ano o outono chegou chegando.
Chegou verdadeiro,
Nem parece brasileiro.
Veio ansioso,
Soprando folhas,
Pra todos os ares,
Dando trabalho,
E querendo mostrar serviço.

Tá de alto austral,
Ou nortista boreal?
Só sei que não veio suado,
Com cara de verão assustado.
Nem todo encapotado,
Fantasiado de inverno encabulado.
Nem cheio de florzinha,
Com jeitinho de primavera burguesinha.
É um verdadeiro outono brasileiro,
Com horário britânico.

Ele veio e pediu respeito.
Eu fiz minha parte,
Fechei a janela,
E vesti camisa de flanela.
Vinho quente e canela,
Debaixo do cobertor dá um suadô!
Desliguei o ar e o ventilador.
Pena que não tenho aquecedor.

Outono todos os anos,
Parece com seres humanos.
Tem ano que ele vem acanhado,
Chega até atrasado.
Mas às vezes ele está adiantado,
E aparece todo estressado.
Em minha opinião,
O outono devia deitar no divã,
E fazer terapia no verão.

Coitado, ele tem vida curta,
Não demora e ele tá indo embora;
Em Junho ele vira abóbora.
Embora,mesmo quando demora,
Ele não perde a hora,
E ano que vem ele tá de volta.
Digo uma coisa agora,
Vou varrer as folhas,
Amontoadas em minha porta.
São folhas acumuladas,
Do outono da estação passada.
Sujeira deste ano, não tem como,
Limpeza fica para o próximo outono. 
                                                      Abril 2013





Um comentário: